Clube dos Escritores

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube dos Escritores

Um fórum para divulgar histórias, dicas sobre criação e publicação, além de reunir pessoas.


2 participantes

    Aulas de Roteiro - 01

    Lander
    Lander
    Admin


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 19/03/2014
    Idade : 39
    Localização : Santos

    Aulas de Roteiro - 01 Empty Aulas de Roteiro - 01

    Mensagem por Lander Sex Mar 21, 2014 2:15 pm



    Olá amigos. Neste espaço, dedicado a novos conhecimentos sobre escrita começarei a colocar todas as semanas um pouco do que aprendi nos cursos que fiz e livros que li.

    Tudo que vou colocar aqui me foi de grande ajuda, e espero que ajude a todos também.

    Não são necessariamente aulas, mas dicas de como se criar um bom personagem, uma boa história, conceitos utilizados, divisão estrutural de uma história (que é SEMPRE a mesma, não importa se é um drama, terror ou comédia), entre outros.

    Espero que haja um retorno positivo e neste caso, continuaremos todas as semanas, sempre as sextas feiras.

    Sem mais delongas, vamos começar.


    Clique para abrir o texto.:
    avatar
    gisasantanna


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 20/03/2014
    Idade : 31

    Aulas de Roteiro - 01 Empty Re: Aulas de Roteiro - 01

    Mensagem por gisasantanna Sex Mar 21, 2014 3:22 pm

    Nossa, que legal! eu tenho um conteúdo legal para compartilhar.. mas acho que não tenho permissão para colocar link para download... então eu mando a seguinte dica:

    A jornada do Herói - procurem na net para baixar! Very Happy


    A jornada do Herói foi escrita originalmente por Joseph Campbell, mas este artigo escrito por Albert Paul Dahoui explica muita coisa sobre o personagem mais querido das histórias que lemos.

    É um tipo de fórmula que é adotada pela maioria das histórias em que possua pelo menos um herói. Posso listar diversos para vocês.

    O fato é o seguinte: Sempre, no inicio do livro, o herói esta em seu estado comum, como uma pessoa normal, sem nada de interessante para ser contado.

    E aí vem a transformação. A aventura é apresentada ao herói. Primeiramente, ele se encanta por esse novo mundo, que é o conflito principal, mas pode ter uma certa recusa, por querer continuar com essa vidinha pacata apresentada anteriormente.

    Nesse meio, o vilão normalmente aparece com mais intensidade. É ele que vai fazer com que o herói queira participar desta aventura. A partir daí ele é apresentado aos testes, treinamentos. Os amigos e os inimigos aparecem, e aí ele recebe seu objetivo, sua missão.
    Essa missão será a primeira de talvez muitas. É por ela que ele vai demonstrar seu potencial, ele tem que provar suas habilidades e conquistar a recompensa. Num texto juvenil, a recompensa pode ser a atenção de alguém que ele pretendia alcançar.

    A missão foi cumprida e ele pode voltar para casa. Porém, a trama ainda não finalizou. O herói descobre que deixou algo a ser resolvido, e isso vai fazê-lo perceber que deve continuar com a vida que passou a ter, e deixar de ser um cidadão pacato.
    Bom pessoal. Uma trama é assim, é um modelo que até inconscientemente, todos fazem, inclusive eu.
    O que diferencia uma obra de outra então, é a forma como os conflitos são abordados, a maneira como são resolvidos e o detalhe de cada escritor.
    Lander
    Lander
    Admin


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 19/03/2014
    Idade : 39
    Localização : Santos

    Aulas de Roteiro - 01 Empty Re: Aulas de Roteiro - 01

    Mensagem por Lander Sex Mar 21, 2014 3:45 pm

    Não tem permissão Gi? Poxa vou tentar mudar isso. Hahaha.

    Essa da jornada do Herói é muito interessante mesmo. E encaixa em vários filmes e roteiros também.

    É o tipo de coisa que eu acho bacana, por que no fundo acredito que todas as histórias já foram criadas. O que varia é o jeito que as contamos. E por isso, saber o que dá certo e inovar em cima disso é essencial para o sucesso.
    avatar
    gisasantanna


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 20/03/2014
    Idade : 31

    Aulas de Roteiro - 01 Empty Re: Aulas de Roteiro - 01

    Mensagem por gisasantanna Sex Mar 21, 2014 4:03 pm

    Exato.. eu tentei colocar links, aí ele diz que eu não tenho permissão...
    vou tentar de novo
    livrelevelivro. blogspot. com .br/2011/08/jornada-do-heroi. html
    PS: não consegui, então, coloquei espaços entre os pontos... hahaha

    Então, eu penso assim também. É legal compreender a fórmula para saber como sair dela.. Very Happy
    Lander
    Lander
    Admin


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 19/03/2014
    Idade : 39
    Localização : Santos

    Aulas de Roteiro - 01 Empty Re: Aulas de Roteiro - 01

    Mensagem por Lander Sex Mar 21, 2014 7:03 pm

    Pelo que eu vi de regras do fórum, pra evitar spammers só pode colocar link depois de 7 dias de cadastro. agora já mudei isso. hehe
    avatar
    gisasantanna


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 20/03/2014
    Idade : 31

    Aulas de Roteiro - 01 Empty Re: Aulas de Roteiro - 01

    Mensagem por gisasantanna Seg Mar 24, 2014 8:14 am

    Entendi... é melhor mesmo
    sempre tem uns que se cadastram, divulgam seu blog no primeiro dia e nunca mais voltam. kkk

    Conteúdo patrocinado


    Aulas de Roteiro - 01 Empty Re: Aulas de Roteiro - 01

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 17, 2024 6:18 am