Clube dos Escritores

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube dos Escritores

Um fórum para divulgar histórias, dicas sobre criação e publicação, além de reunir pessoas.


3 participantes

    Crônica - Futebol para quem não é fã

    avatar
    gisasantanna


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 20/03/2014
    Idade : 31

    Crônica - Futebol para quem não é fã Empty Crônica - Futebol para quem não é fã

    Mensagem por gisasantanna Qui Mar 20, 2014 3:50 pm

    é meio ~polêmico~, mas, tá aí a minha pergunta: Vocês consideram isso como uma crônica?


    Domingo. Dia ensolarado e perfeito para quem deseja sai e curtir a vida. Mas não para quem odeia futebol. O domingo é incansavelmente ocupado com partidas e mais partidas e o brasileiro se vê obrigado a consumir cada vez mais a televisão, os estádios de futebol, as camisas de times, as cervejas e uns aos outros.

    Mas, e quem não gosta de futebol? Qual o nosso abrigo? Nada contra o esporte, nada contra nenhum time, particularmente falando. Mas, será mesmo que todo brasileiro precisa ser fanático por futebol?
    Sempre me perguntam pra que time eu torço. Simpatizo com alguns times, não gosto de outros. É o que digo. Nada específico, só não quero aproximações. Do mesmo jeito que não existe um fanatismo exorbitante por trás das minhas paixões por histórias de fantasia e romance, não haverá um ídolo sequer que eu sujaria minhas mãos e minha honra.
    Pessoas festejam, alegram-se e brindam a taça de um campeonato ganho. No ano seguinte, a mesma torcida fere e mata por não ter tido o mesmo sucesso.
    Antes fosse só isso. Sátiras, provocações e ainda mais preconceito gira em torno dos times. As pessoas não são o que são, elas são o que o seu time do coração dizem que são ou devem ser. De porco a veado, de patricinha a ladrão, todos são julgados sem analisar sua essência.
    Evitando o inevitável, o time da casa e o time adversário são divididos no estágio e em porcentagem. Depois de acabar o jogo, uma das torcidas são evacuadas e a outra fica presa até que tudo esteja aparentemente seguro.

    Essa falsa ilusão de que as pessoas se preocupam umas com as outras que acabam por cegar os olhos de muita gente. Até parece que os times prezam tanto assim pela segurança dos sofredores que gastam salários e mais salários para comprar a camiseta do time.
    Eles só não querem denegrir sua imagem, a imagem do time. Eles só prezam pela imagem, para não perder dinheiro e patrocinadores. Para não perder torcedores e dizer, com orgulho, que possuem a maior torcida do Brasil. Não interessa a eles se todos são marginais ou elitizados. Não importa qual imagem o torcedor leva. O que importa é o dinheiro, o consumo. Sempre é isso.
    Pela minha formação, eu não deveria estar fazendo isso. Mas preciso repetir que o consumismo é uma merda. Eu jamais gastaria meu tempo e meu dinheiro para enriquecer um time que já ganha milhões.
    Mas quem sou eu para falar? Hipocrisia, talvez. Gasto meu dinheiro com outro tipo de fanatismo, enriquecendo outro tipo de elite. Talvez eu esteja ainda mais errada. Mas vivemos no capitalismo, vivemos para consumir ainda mais uns aos outros, como se consomem mais televisão, estádios, camisas, cervejas e uns aos outros.
    Então, eu só expresso a minha opinião.
    Lander
    Lander
    Admin


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 19/03/2014
    Idade : 39
    Localização : Santos

    Crônica - Futebol para quem não é fã Empty Re: Crônica - Futebol para quem não é fã

    Mensagem por Lander Sex Mar 21, 2014 9:38 am

    Oi Gi.

    Não é um falso elogio, mas gostei do seu jeito de escrever.

    Você é concisa nas ideias e seu texto flui. Não é chato de ler e nem tem erros de concordância ou sei lá, aquelas palavras que parecem não encaixar direito. Pareceu mesmo que eu estava lendo algo publicado num jornal.

    Deu bastante vontade de ver como se sairia num livro. Como aquele histórico que comentou que escreverá.  Smile 

    Quanto ao assunto, não gosto de futebol. Não vou dizer que sou 100% desgostoso, já que acho divertido sentar no bar com os amigos pra ver o jogo do Santos. Mas vou 95% por estar com os amigos e 5% por ser um jogo do Santos. Não entendo e não concordo com a violência e acho que hoje em dia realmente tudo se resume apenas ao capitalismo, o que tira em grande parte a graça do esporte.
    avatar
    gisasantanna


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 20/03/2014
    Idade : 31

    Crônica - Futebol para quem não é fã Empty Re: Crônica - Futebol para quem não é fã

    Mensagem por gisasantanna Sex Mar 21, 2014 10:25 am

    É, no meu caso, eu não gosto MESMO de futebol. kkk
    Que bom que você gostou. gosto mais de escrever crônicas (e ler na rotina do dia), do que contos e poesias.
    Na realidade, poesia não é mesmo o meu forte... :/
    Lander
    Lander
    Admin


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 19/03/2014
    Idade : 39
    Localização : Santos

    Crônica - Futebol para quem não é fã Empty Re: Crônica - Futebol para quem não é fã

    Mensagem por Lander Sex Mar 21, 2014 3:13 pm

    Poesia eu também não curto. Na verdade não sei escrever rs.

    Nem versos.

    Crônicas eu acho muito bacana, por que sempre dá uma nova visão pra um fato do dia a dia. E é uma leitura leve e rápida, tipo ler no ônibus ou no metrô. Quando tiver mais coisas suas vou querer ler.
    avatar
    gisasantanna


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 20/03/2014
    Idade : 31

    Crônica - Futebol para quem não é fã Empty Re: Crônica - Futebol para quem não é fã

    Mensagem por gisasantanna Sex Mar 21, 2014 3:17 pm

    Rá! tenho umas poesias. hahahah dá pra julgar. kkkkkk
    vou fazer um tópico, se não tiver ainda... :b
    Nicole_Siebel
    Nicole_Siebel


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 21/03/2014
    Idade : 31
    Localização : Rio Grande do Sul

    Crônica - Futebol para quem não é fã Empty Re: Crônica - Futebol para quem não é fã

    Mensagem por Nicole_Siebel Qua Mar 26, 2014 4:18 pm

    Oi, Gisa. Adorei o texto. Como o Gustavo colocou, seu vocabulário é simples e direto, muito adequado pra crônica e gostoso de ler.

    Também detesto futebol... E acho uma chatice sermos empurrados a gostar disso. :/

    Acho crônica muito legal, mas não tenho muita facilidade de escrever esse gênero. Acho que me perco com facilidade nas minhas ideias quando tento esse tipo de produção. Poesia não é meu forte, mas tenho algumas de que gosto. Sou mesmo é da narração! hehe
    avatar
    gisasantanna


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 20/03/2014
    Idade : 31

    Crônica - Futebol para quem não é fã Empty Re: Crônica - Futebol para quem não é fã

    Mensagem por gisasantanna Qua Mar 26, 2014 4:34 pm

    Que bom, Nicole.
    Eu gosto de escrever crônicas...
    Mas para ler, prefiro narrativa. kkkkkkkkkk
    Agradeço às críticas, mas ainda acho que preciso focar na narrativa, onde tenho uma dificuldade maior.

    Conteúdo patrocinado


    Crônica - Futebol para quem não é fã Empty Re: Crônica - Futebol para quem não é fã

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 01, 2024 7:16 pm