Clube dos Escritores

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube dos Escritores

Um fórum para divulgar histórias, dicas sobre criação e publicação, além de reunir pessoas.


2 participantes

    Desafio do Bloqueio Criativo

    avatar
    gisasantanna


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 20/03/2014
    Idade : 31

    Desafio do Bloqueio Criativo Empty Desafio do Bloqueio Criativo

    Mensagem por gisasantanna Sex Mar 28, 2014 10:41 am

    Oi gente! vi esse texto no Bookees e estou tentada a tentar seguir o desafio. Eu estou num vai e vem entre criatividade e bloqueio nos últimos 3,4 anos... e ja não tenho muito o que fazer senão tomar coragem e voltar a escrever de fato. Aí, a dica deles é essa... o que acham?


    O Desafio:

    Dia 01: Pegue um pedaço de papel e uma caneta. Escreva qualquer coisa, tudo o que passar pela sua mente.

    Dia 02: Escreva 25 das suas palavras favoritas. Tente fazer um poema simples com elas, use a maior quantidade de palavras possível.

    Dia 03: Escreva um poema ou um texto sobre como foi seu dia hoje ou sobre como você pretende passar seu dia hoje.

    Dia 04: Leia um dos poemas de seu autor favorito e tente explicá-lo em um texto com as suas próprias palavras.

    Dia 05: Escreva sobre seu melhor amigo ou amiga e como você se sente sobre ele/ela (envie para ele/ela depois, aposto que irá gostar).

    Dia 06: Leia o seu desafio 01 e tente fazer um poema ou um texto a partir dele.

    Dia 07: Relaxe. Esse é um dia para descansar. Tome um copo de sua bebida favorita e leia os melhores trabalhos de seus autores favoritos.

    Dia 08: Escolha algo que você tenha lido no dia anterior e escreva uma continuação para isso.

    Dia 09: Escreva uma carta para sua mãe, seu pai ou os dois. Demonstre um pouco de amor.

    Dia 10: Escreva um poema sobre você. Como você se sente consigo mesmo? Deixe seus sentimentos lhe guiarem.

    Dia 11: Ande até o parque mais próximo ou até o final da sua rua. Observe as coisas à sua volta. Sente em algum lugar e comece a escrever sobre o que você está vendo ou viu.

    Dia 12: Leia o que escreveu no dia anterior e tente fazer uma pequena história a partir daquilo. Adicione personagens, nomes, coisas. Faça o que achar melhor. Não se preocupe se não fizer o menor sentido.

    Dia 13: Lembra-se da última vez que você riu muito? Escreva sobre isso. Adicione alguns detalhes e deixe engraçado.

    Dia 14: Mais um dia de descanso. Apenas faça o que quiser, esqueça tudo sobre a escrita por hoje.

    Dia 15: Escolha um de seus poemas (ou textos) e reescreva-o com um clima diferente. Se você o fez alegre, transforme-o em triste. Se o fez triste, transforme-o em alegre.

    Dia 16: Escreva sobre algo que está te incomodando. Faça das palavras a sua melhor amiga e compartilhe seus sentimentos com elas (não se preocupe se as páginas ficarem molhadas pelas lágrimas, essas manchas vão apenas fazer com que você se sinta melhor).

    Dia 17: Escreva sobre aquele seu único desejo impossível. Descreva-o em detalhes bem vívidos.

    Dia 18: Escreva sobre uma pessoa do seu passado que você sente muita falta, mas que não é mais possível estar com ela no momento.

    Dia 19: Escreva sobre seu futuro/a marido/esposa. Como você deseja que ele/ela seja? — Caso já seja casado/a, escreva sobre ele/a. Tente ver o lado positivo dele/a e faça com que se sinta bem consigo mesmo.

    Dia 20: Escreva sobre como está a sua vida até agora. Está completamente bagunçada? Está do jeito que você queria? Para onde você acha que ela está indo? (Esse não é o mesmo desafio que o Dia 10. Este é sobre a sua vida e não sobre você).

    Dia 21: Dia de descanso novamente. Leia os textos ou poemas que fez no dia anterior, e tente ver se precisam de melhorias. Reescreva se quiser.

    Dia 22: Saia e ajude alguém. Faça essa pessoa sorrir. Escreva sobre como se sentiu sabendo que ele/a sorriu por causa de você (não se preocupe se chorar).

    Dia 23: Escreva sobre a pessoa que mais te inspira. Como ela faz isso? Escreva qualquer coisa sobre ela.

    Dia 24: Escreva sobre o que você mais tem medo no mundo. Deixe que as palavras reflitam esse medo.

    Dia 25: Escreva sobre todas as pequenas coisas que te fazem feliz. Não importa o quê, se comer um doce te fizer feliz, escreva sobre isso.

    Dia 26: Escreva sobre o rancor que estiver sentindo por alguém. Faça com que isso acabe hoje com as suas palavras. Libere seu coração desse fardo.

    Dia 27: Escreva sobre a sua infância e sobre o quanto você era bobo. Quais eram os seus sonhos? Quem eram seus amigos? Tem que parecer que é uma redação feita por uma própria criança.

    Dia 28: Escreva sobre como você quer que as pessoas se lembrem de você depois que morrer.

    Dia 29: Escreva sobre este desafio. Se você o odiou e não te ajudou em nada, deixe que a raiva te guie. Se gostou bastante, escreva sobre como ele te auxiliou a conectar os pontos.

    Dia 30: Dia do descanso. É o último dia. Apenas releia tudo o que escreveu durante esse desafio. Se quiser editar algum, sinta-se à vontade. Fique feliz que conseguiu escrever tudo isso. Celebre. Dê um presente a si mesmo por isso — nem que seja uma bala. Sinta-se bem com o seu trabalho e agradeça por ter o dom das palavras.
    Lander
    Lander
    Admin


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 19/03/2014
    Idade : 39
    Localização : Santos

    Desafio do Bloqueio Criativo Empty Re: Desafio do Bloqueio Criativo

    Mensagem por Lander Seg Mar 31, 2014 1:08 pm

    Nossa. é um hiper desafio hahahaha.

    eu sei bem como você se sente. Na real não sei se escrever poemas (tem vários dias aqui que o desafio é fazer um poema sobre algo) e acho que isso ia mais me torrar a paciência hahaha.

    No meu caso, o que resolve o bloqueio criativo é escrever.

    Tipo, eu escrevo, sei que está ficando horrível, mas continuo escrevendo. Depois de dois dias eu releio tudo aquilo e vejo o que pode ser mudado, seja a ordem das palavras, seja acrescentando ou tirando algum detalhe do texto. É uma forma de se vencer o bloqueio, por que quando você já tem a linha de condução da sua história, meio que já sabemos pra onde ir, mesmo que as palavras não fluam direito.

    Mas pelas cosias que li das dicas aqui, ela é muito boa pra treinar diversos tipos de descrição, como descrição de sentimentos, lugares, etc. que é justamente onde nos bloqueamos as vezes.

    Provavelmente deve funcionar. E é bom que funcione por que alguém tem um livro meio histórico ai pra escrever que queremos ler né Razz
    avatar
    gisasantanna


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 20/03/2014
    Idade : 31

    Desafio do Bloqueio Criativo Empty Re: Desafio do Bloqueio Criativo

    Mensagem por gisasantanna Qua Abr 02, 2014 11:06 am

    Cara, o dificil pra mim é não perder o foco.
    Eu tenho a incrível habilidade de colocar outros planos na frente do meu próprio livro, me sabotando.

    Se não fosse isso, acho que eu conseguiria melhorar. kkk

    Conteúdo patrocinado


    Desafio do Bloqueio Criativo Empty Re: Desafio do Bloqueio Criativo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 01, 2024 7:50 pm