Clube dos Escritores

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube dos Escritores

Um fórum para divulgar histórias, dicas sobre criação e publicação, além de reunir pessoas.


3 participantes

    O Espadachim de Carvão

    Lander
    Lander
    Admin


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 19/03/2014
    Idade : 39
    Localização : Santos

    O Espadachim de Carvão Empty O Espadachim de Carvão

    Mensagem por Lander Qui Mar 27, 2014 10:29 am

    Entrei numas de começar a ler livros de autores brasileiros. Acho que para sentir um pouco o que está sendo publicado aqui de coisas nacionais, além do fato de que temos milhares de escritores bons no Brasil (André Vianco é um que eu adoro, principalmente no livro Os Sete e no menos conhecido mas sensacional A Casa).

    Enfim. Acabei descobrindo o Espadachim de Carvão no site Submarino. O livro é escrito por Affonso Solano, e conta a história de um Ser chamado Adapak.

    Adapak nasceu em Kurgala, um mundo antigo criado por quatro Deuses que "desepareceram"alguns milênios atrás.

    Ele passou a vida na morada de seu pai, até começar a ser perseguido por criaturas que ele não faz ideia de onde vieram e precisa fugir de sua morada dos deuses para o mundo real, tentando descobrir o que está acontecendo e por que é perseguido, enquanto vai percebendo que Kurgala esconde muitos segredos que ninguém imaginaria.

    A história do livro é boa. Kurgala é um mundo muito bacana, mas o autor peca em diversos aspectos. O livro demora um pouco para "engrenar" e você perceber o que está acontecendo. Existe por exemplo, algo chamado "círculo" que é usado desde o primeiro capítulo, porém a explicação DO QUE é um círculo acontece só no meio do livro. As raças parecem ser bem bacanas e diversificadas (parecem, pois não há muita descrição das mesmas). O autor foge das raças tradicionais de fantasia como elfos, anões, orcs, etc, mas não explica direito como se parecem os seres criados por ele. Lendo, tive a impressão de se passar num porto saído de "Piratas do Caribe" e imaginei as raças como sendo parecidas com peixes humanóides, já que uma das poucas descritas é justamente um polvo humanóide.

    As cenas em geral são bem descritas e conhecer os mistérios de Kurgala é muito bacana.

    Embora eu tenha achado o final meio previsível, acho que fui exceção já que em outras discussões muita gente disse ter ficado surpresa com o fim do livro, embora este final seja um pouco corrido (basicamente o livro parece estar "no meio" até as últimas 10 páginas, quando acontece a batalha final a explicação de tudo e o epílogo) Dá a impressão que Solano tinha um número máximo de páginas e já estava próximo de estrapolar este limite então resolveu correr.

    De qualquer forma, é uma leitura interessante. Observar Kurgala pelos olhos de Adapak é muito bacana, já que o espadachim só conhecia o mundo através dos livros que lia na morada dos deuses. Parece que também será uma trilogia, portanto as pontas soltas que restaram e o final corrido se justificam, com uma futura continuação.

    Para quem quer ler um livro de ação bacana e descompromissado de um escritor nacional, O Espadachim de Carvão é uma boa pedida.
    Nicole_Siebel
    Nicole_Siebel


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 21/03/2014
    Idade : 31
    Localização : Rio Grande do Sul

    O Espadachim de Carvão Empty Re: O Espadachim de Carvão

    Mensagem por Nicole_Siebel Qui Mar 27, 2014 1:46 pm

    Lander, o livro é mesmo bem legal. Faz um tempinho que li e já não lembro mais de todos os detalhes. O começo foi meio estranho pra mim: como o livro começa no meio de uma cena de ação, achei meio confuso e demorei um pouco para entrar mesmo na história. Mas assim que o livro me prendeu, li rapidamente. O final também achei estranho e apressado. Tenho a impressão de que a ideia inicial do autor era escrever um livro único e de repente ele resolveu fazer uma continuação. Ou, como você colocou, pode ter sido uma questão de limitação de espaço.

    Com relação às raças, pra mim, os dados passados pelo autor foram suficientes para que eu imaginasse as criaturas de Kurgala. Minha principal referência em termos de imaginação das criaturas veio de Star Wars... hehe

    Fiz uma resenha sobre o livro logo após a leitura... Tentei postar o link aqui mais o fórum não ta deixando :/ Então, se quiserem, posso postá-la aqui. Smile
    Lander
    Lander
    Admin


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 19/03/2014
    Idade : 39
    Localização : Santos

    O Espadachim de Carvão Empty Re: O Espadachim de Carvão

    Mensagem por Lander Qui Mar 27, 2014 4:35 pm

    Posta sim. E quanto a esse problema de links, é que o fórum bloqueia automaticamente links de usuários cadastrados há menos de uma semana pra evitar spam. Vou tentar tirar isso.
    Nicole_Siebel
    Nicole_Siebel


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 21/03/2014
    Idade : 31
    Localização : Rio Grande do Sul

    O Espadachim de Carvão Empty Re: O Espadachim de Carvão

    Mensagem por Nicole_Siebel Sex Mar 28, 2014 9:28 am

    Ah, não sabia disso! hehe Mas faz sentido... Em todo o caso, a resenha segue abaixo, pra quem quiser conferir. Ela foi publicada no site RandomCast.

    ***

    Desde seu lançamento, O espadachim de carvão tem sido elogiado por seus leitores e, com tanta publicidade positiva, minhas expectativas para lê-lo eram muito altas… Felizmente, elas foram cumpridas!

    O personagem central da obra é Adapak, um rapaz de 19 anos, negro como o carvão, que não é humano, nem pertence a qualquer uma das raças de Kurgala, o mundo em que vive e que foi “abandonado” por seus quatro deuses. Ele é filho de um desses deuses e viveu a maior parte da vida isolado do mundo, na caverna de seu pai. Mas, sem saber o motivo, se vê perseguido por um grupo de assassinos dos quais se defende usando a habilidade dos Círculos Timbaul, uma técnica de luta com espada que ele domina. A perseguição fará com que Adapak deixe a caverna e comece a conhecer o mundo de Kurgala enquanto foge. Ao mesmo tempo em que se familiariza com esse mundo que conhecia apenas através dos livros, o jovem espadachim começa a desvendar porque está sendo caçado.

    O livro é muito bem escrito e prende o leitor com fatos surpreendentes e muita ação: tudo isso com muita qualidade e com descrições ricas, mas que nem por isso são cansativas.

    Adapak é um personagem cativante que, apesar de ser um espadachim habilidoso e não fugir da luta, é ingênuo, sensível, altruísta e um ávido leitor e conhecedor das línguas e costumes do mundo. Essa combinação forma uma identidade única que serve como um incentivo ao leitor, já que torna o personagem mais complexo e, ao mesmo tempo, menos previsível.

    O mundo de Kurgala também foi criado com muito cuidado, além de ter diversas raças únicas de criaturas com características próprias. A maioria dessas espécies parece bem exótica inicialmente: algumas têm pele roxa ou transparente, vários braços e pernas, determinadas aptidões… Tudo isso fica muito claro ao longo do texto e enriquece o livro, fazendo com que a imaginação trabalhe na criação de tudo isso.

    A narrativa avança e retorna no tempo ao longo dos capítulos e, por isso, vamos entendendo aos poucos como começou a perseguição a Adapak, como ele cresceu e que pessoas foram importantes em sua vida, assim como vamos desvendando o motivo da perseguição a ele. Nada no livro é gratuito, por isso é importante prestar atenção aos detalhes, de forma que o entendimento da trama seja melhor.

    Confesso que quando comecei a leitura me senti perdida: o primeiro capítulo inicia numa cena de ação e demora algum tempo para que comecem a haver explicações sobre o que está acontecendo, o que levou Adapak até ali, mas depois que a história vai se desenrolando, tudo vai sendo esclarecido e o leitor se familiarizando com o mundo de Kurgala e suas particularidades.

    O final me desapontou um pouco: depois de tanto suspense, parece que faltou uma conclusão mais elaborada ao livro. O fato é que haverá uma continuação, o que explica essa falta de informações no final, pois, elas deverão vir na sequência.

    Falando do objeto livro, a capa tem uma imagem misteriosa, obscura, que já desperta alguma curiosidade em quem o temem mãos. Cadacapítulo tem um pequeno desenho detalhado antes do começo do texto. Os desenhos, aliás, foram feitos pelo próprio autor, que também é ilustrador.

    A revisão do texto foi eficiente: apesar de eu ter reparando em dois erros de digitação, o texto não tem inconsistências e segue as normas da língua portuguesa, usando os recursos linguísticos de forma eficiente. É importante chamar a atenção para essa qualidade, porque já li obras nacionais em que a revisão deixou passar erros que, apesar de não atrapalharem a leitura, deixavam uma impressão de desleixo ou falta de cuidado com o leitor.

    Enfim, recomendo a leitura pela sua riqueza, por ser de um autor nacional, por ter qualidade de escrita e pela riqueza do enredo e da construção dos personagens. O Espadachim de Carvão é uma leitura eletrizante, que instiga a curiosidade do leitor e o mantém preso a suas páginas até a conclusão da história.
    avatar
    gisasantanna


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 20/03/2014
    Idade : 31

    O Espadachim de Carvão Empty Re: O Espadachim de Carvão

    Mensagem por gisasantanna Sex Mar 28, 2014 10:32 am

    Oi gente!
    Então, engraçado que eu sigo esse autor no twitter, e vejo o pessoal falando do livro, mas nunca li.
    Tenho um certo receio quanto à criação de novas raças em histórias de fantasia, justamente por esse medo de que elas acabem nao sendo 100% compreendidas pelo leitor.
    Mas, a história me atraiu.. vou procurar ler!

    Conteúdo patrocinado


    O Espadachim de Carvão Empty Re: O Espadachim de Carvão

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 4:34 am